Além do espetáculo

Os problemas do Recife I

Leave a comment

“O mais grave é que ele agora é um disfarce por meio do qual o interesse privado se veste de lei, venda os olhos do Estado, para chancelar o império do interesse privado.”

– Érico Andrade, @ Direitos Urbanos

poderíamos considerar o nosso país um estado antidemocrático; sempre foi, só está mostrando as garras mais afiadas agora. a lei não serve para mudar o comportamento da sociedade. é justo o contrário, a sociedade muda as leis para que elas aparem as pontas da vida em comunidade. no brasil, o que sempre aconteceu foi que o legislativo “diagnosticava” um problema e criava uma lei para que, aí sim, as pessoas seguissem.

e com os poderes corrompidos, é isso que acontece: as leis não só servem ao interesse de um seletíssimo grupo como sufocam qualquer eco que possa ressoar das demais classes.

por fim, acredito que o principal pior reflexo que temos disso é que a esmagadora maioria dos futuros operadores da máquina pública – os estudantes de direito – entram, cursam e saem da faculdade com uma mentalidade simplista, passam por uma educação mecânica e visam um único objetivo: o dinheiro. principal pior porque o problema nem se origina nem acaba neles, mas na sociedade em si. a questão é que eles são os responsáveis por perpetuar essa mentalidade enquanto atuantes do poder.

Author: Eduardo Souza

Talvez nunca vivesses nem estudasses nem amasses nem cresses, porque é possível fazer a realidade de tudo isso sem fazer nada disso. alemdoespetaculo.wordpress.com animusmundus.wordpress.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s