“O mais grave é que ele agora é um disfarce por meio do qual o interesse privado se veste de lei, venda os olhos do Estado, para chancelar o império do interesse privado.”
– Érico Andrade, @ Direitos Urbanos
poderíamos considerar o nosso país um estado antidemocrático; sempre foi, só está mostrando as garras mais afiadas agora. a lei não serve para mudar o comportamento da sociedade. é justo o contrário, a sociedade muda as leis para que elas aparem as pontas da vida em comunidade. no brasil, o que sempre aconteceu foi que o legislativo “diagnosticava” um problema e criava uma lei para que, aí sim, as pessoas seguissem.
e com os poderes corrompidos, é isso que acontece: as leis não só servem ao interesse de um seletíssimo grupo como sufocam qualquer eco que possa ressoar das demais classes.
por fim, acredito que o principal pior reflexo que temos disso é que a esmagadora maioria dos futuros operadores da máquina pública – os estudantes de direito – entram, cursam e saem da faculdade com uma mentalidade simplista, passam por uma educação mecânica e visam um único objetivo: o dinheiro. principal pior porque o problema nem se origina nem acaba neles, mas na sociedade em si. a questão é que eles são os responsáveis por perpetuar essa mentalidade enquanto atuantes do poder.