Além do espetáculo

Testes com monoprinting I

Leave a comment

Admitidamente muito atrasado com meu projeto de conclusão, fui testar monoprinting, um tipo de monotipia em que se utiliza um desenho como matriz, em vez de interferir diretamente na tinta espalhada na prancha de reprodução (?)

Enfim, deu merda. No início, fui usar acrílica, e por mais rápido que eu fosse, a tinta se espalhava demais ou grudava o papel da impressão e eu perdia tudo.

Com óleo, fui um pouco melhor, apesar de ter tido alguns problemas com a tinta muito grossa ou com muito solvente, se espalhando demais no papel também. Ainda assim não considero o resultado satisfatório. Acho que o papel foi um determinante: estava usando um offset 75g, aí a tinta se espalhava muito fácil. Quando eu tentei usar um 224, foi melhor (no lado liso), mas não sei se era o desenho que não era adequado ou minha impressão mesmo. Farei mais testes.

Ah, acho que o rolo que eu usei também fudeu tudo, porque não era um de espalhar propriamente, mas um de esponja. O que deixou com uma textura interessante, mas não com uma camada uniforme.

ImageImage

Author: Eduardo Souza

Talvez nunca vivesses nem estudasses nem amasses nem cresses, porque é possível fazer a realidade de tudo isso sem fazer nada disso. alemdoespetaculo.wordpress.com animusmundus.wordpress.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s